Ao iniciar um acompanhamento, o objetivo é traçarmos juntos um plano de cuidados que garanta um envelhecimento saudável e ativo. Ser ativo não é apenas movimentar o corpo, mas ser protagonista do seu processo de envelhecimento.
As trocas de conhecimento e experiências sobre o processo de saúde-doença e principalmente sobre a vida fazem parte do maior ganho que eu tenho na medicina. Eu aprendo todos os dias, com meus pacientes, um significado diferente do que é viver!
Sobre o trabalho da
CRM SP 168227 | Geriatria RQE 91586
Clínica Médica RQE 66288
Faremos uma entrevista detalhada sobre a sua saúde global. Como o funcionamento dos seus órgãos e sistemas do seu corpo.
Após o diagnóstico, iremos te explicar os sintomas, esclarecer suas dúvidas, repassar os medicamentos e cuidados diários.
Após seu tratamento, passaremos instruções e informações completas de como você pode proteger a sua saúde de forma eficaz.
Vamos manter contato para sabermos como está sua saúde, tal qual estaremos à disposição para qualquer dúvida.
O geriatra é um médico com formação para acompanhar o processo de envelhecimento e não apenas as doenças associadas ao envelhecer.
Antes da especialização em geriatria, fiz residência de clínica médica o que me torna capacitada para atender adultos em todas as faixas etárias.
Eu particularmente recomendo o início do acompanhamento geriátrico entre 45-50 anos, assim teremos tempo para formar um vínculo e construir um relacionamento paciente-médico forte.
A primeira visita ao geriatra é um encontro fundamental para avaliar a sua saúde e compreender o seu histórico avaliando os componentes físicos, psíquicos, sociais e ambientais que afetam a saúde, por isso, o tempo de atendimento costuma ser mais longo.
Além de avaliar as suas queixas atuais, avaliamos seus antecedentes pessoais e familiares de saúde, hábitos de vida (alimentação, atividade física, qualidade do sono) , presença de síndromes geriátricas ainda não investigadas, alterações de memória, humor e cognição.
O exame físico é completo e minucioso, lembre-se de ir com roupas e calçados confortáveis e fáceis de serem retirados para a avaliação médica
A recomendação é que se possível, levar a geriatra seus exames realizados recentemente, como em um check-up prévio.
Traga também a sempre sua lista das medicações em uso, com as doses e o número de vezes que você toma por dia.
Dessa maneira, é possível fazer uma avaliação completa, identificar se há necessidade de solicitar novos exames ou prescrições de outros medicamentos.
A decisão sobre levar acompanhantes é sua.
Você pode trazer familiares, cuidadores profissionais ou amigos para te ajudar a lembrar das orientações e tirar dúvidas. Se precisar de momentos sem o acompanhante, temos salas separadas para garantir a privacidade durante a avaliação e o exame físico.